Theatro Municipal faz 107 anos!

evento_niver-theatro-municipal_post-blog

Que tal aproveitar seu fim de semana com cultura e música de qualidade? Então não perca esta oportunidade gratuita: neste domingo dia 17 de Julho, o nosso querido Theatro Municipal faz 107 anos e promete ser um dia inesquecível!

Uma breve história sobre o Theatro:

Um dos mais imponentes e belos prédios do Rio de Janeiro, o Theatro Municipal foi inaugurado em 14 de julho de 1909. Erguido de frente para a Praça Floriano (conhecida como Cinelândia), no centro da cidade, o Theatro Municipal é a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul. Sua história é fascinante e se mistura com a trajetória da cultura do País. Ao longo de pouco mais de um século de existência, o Theatro tem recebido os maiores artistas internacionais, assim como os principais nomes brasileiros da dança, da música e da ópera.

Inicialmente, o Theatro recebia principalmente companhias estrangeiras, na maioria trazidas da Itália e da França mas, a partir da década de 30, o Municipal passou a ter seus próprios corpos artísticos: orquestra, coro e ballet. Os três continuam em plena atividade e realizam várias produções próprias a cada ano.

Hoje, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro é a única instituição cultural brasileira a manter simultaneamente um coro, uma orquestra sinfônica e uma companhia de ballet.

Programação do dia:

  • 11h – Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal
  • 14h – Escola Estadual de Dança Maria Olenewa
  • 17h – Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Para maiores informações: http://www.theatromunicipal.rj.gov.br