A tecnologia no Cinema: novidades e tendências!

novidades-tecnologia-no-cinema_blog

A cada ano a tecnologia nos surpreende mais e mais e todos temos que nos adaptar, afinal isso nos ajurá a levar nosso trabalho a outro patamar. Nesta matéria iremos falar um pouco sobre as novidades tecnológicas na área cinematográfica e o que vêm por aí!

Efeitos Sonoros gerados à partir de vídeos sem som:

O departamento de pesquisa do MIT criou um sistema que gera efeitos sonoros a partir de vídeos sem som. Ainda se encontra em fase de testes, mas promete abrir uma gama de possibilidades para a produção audiovisual.

Uma inteligência artificial lê a imagem referente ao som emitido e reproduz o efeito sonoro com altíssima similaridade. Confira o vídeo: https://youtu.be/0FW99AQmMc8

A Inteligência Artificial que escreve roteiros:

Um programa de inteligência artificial chamado “Benjamin”, como se autodenominou a rede neural recorrente, criou o roteiro de um curta de Ficção Científica. Não, você não está lendo isso errado!

Os autores dessa proeza foram o cineasta Oscar Sharp e o pesquisador Ross Goodwin, que criaram o curta de Ficção Científica “Sunspring”.

Com a ajuda de Goodwin, que estuda e pesquisa sobre inteligência artificial na Universidade de Nova York, Sharp decidiu criar o filme especialmente para concorrer ao Sci-Fi London, um festival de cinema anual Inglês.

Para a surpresa de todos, o diretor ainda apareceu com um plano “perverso”: fazer Benjamin votar nele mesmo 36 mil vezes por hora na reta final da competição, o que resultou no cancelamento do evento. Confira o curta: http://youtu.be/DP0gJDZaVxA

Câmera de alta potência que desafia a física:

A ILLUM criou a primeira câmera capaz de captar todos os raios de luz, utilizando uma tecnologia de “campo de luz”. Segundo seus criadores, “Lytro” (nome dado à câmera) é a plataforma mais poderosa na captura de imagem e campo luz do mundo, permitindo que artistas, cientistas e inovadores possam atingir níveis sem precedentes de liberdade e controle.

Esta tecnologia permite posteriormente um controle muito maior de foco, perspectiva e abertura de ângulo, tornando cada quadro um ambiente 3D editável. Confira o vídeo:

Lentes Planas ultrafinas:

Pesquisadores de Harvard estão patenteando um novo tipo de lente ótica plana com nanotecnologia (ultrafina). Ela promete cores perfeitas e livres de qualquer aberração cromática (aquelas linhas coloridas em volta da foto).

Os pesquisadores estão em busca de parceiros para produção desta lente ultrafina em larga escala, que além de melhorar a fidelidade de cores de forma significativa, poderá diminuir bastante o volume dos próximos dispositivos de imagem, como câmeras compactas e smartphones.

Modifique vídeos em tempo real:

Já pensou se fosse possível inserir as expressões faciais de uma pessoa no rosto de outra? Pois é justamente isso que uma tecnologia chamada Face2Face faz!
Essa ideia genial veio da equipe internacional liderada por Matthias Nießner, da Universidade Stanford (EUA), que desenvolveu um novo método de reconstituição facial que chega a assustar de tão eficaz e real. As expressões são capturadas por uma webcam comum e em seguida é feita a reconstituição, transferindo a “deformação” do vídeo de origem para o vídeo de destino. Por fim, o vídeo é renderizado por cima do vídeo de origem, de tal forma que se mesclem de maneira perfeita e capture a iluminação.

Tudo isso é feito em tempo real e não exige um hardware especializado. Confira o vídeo: https://youtu.be/ohmajJTcpNk

Fontes:
http://tutorama.com.br/2016/07/08/a-tecnologia-revolucionando-a-cinematografia/
http://gizmodo.uol.com.br/metodo-modificar-videos-tempo-real/