Marketing no WhatsApp?

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Responda rápido: Qual a ferramenta de mensagens instantâneas que você mais utiliza?

Se respondeu WhatsApp, então você faz parte dos mais de 1 bilhão de pessoas que utilizam o aplicativo no mundo. Só no Brasil são mais de 100 milhões, dos quais cerca de 90% afirmam utilizar diariamente.

Com números tão expressivos, por que não utilizar o WhatsApp para se aproximar mais de seu público?

Como e quando?

Por ser um aplicativo de mensagens instantâneas, muitas empresas adotam o WhatsApp como canal de atendimento, mas ele também pode funcionar como meio de divulgação. De uma forma ou de outra, ele dificilmente substitui as ferramentas tradicionais – trata-se de um canal a mais.

É importante lembrar que o WhatsApp é um meio de comunicação pessoal e qualquer mensagem enviada sem o consentimento do contato é invasiva e pode ser considerada SPAM. Por isso é necessário o opt-in, processo onde o usuário escolhe/permite receber as mensagens. A melhor forma de obter essa permissão, é solicitando ao usuário que adicione seu número à lista de contatos. Essa solicitação pode ser feita de várias formas, mas meios como o email e o SMS têm a vantagem de serem lidos no próprio celular, o que facilita o processo.

Outra questão fundamental é a moderação no envio de conteúdo. Por ser um um meio de comunicação tão imediato, o alto volume de mensagens pode se tornar um incômodo e gerar rejeição por parte dos contatos. Por isso é preciso estar sempre de olho no feedback dos usuários.

Diferenciais

Uma das grandes vantagens do WhatsApp é a versatilidade em termos de conteúdo que pode ser trabalhado. Poder utilizar texto, imagens, vídeo e/ou áudio abre um leque de possibilidades ausente em outros meios.

O imediatismo também é um ponto a favor da ferramenta. Assim que uma mensagem chega, o contato recebe uma notificação no celular, um aparelho que temos especial atenção durante todo o dia.

Outra característica que difere o WhatsApp de outras mídias é a limitação no número de contatos para disparos em massa. Tanto grupos quanto listas de transmissão possuem um número limitado de destinatários, tornando a ferramenta mais indicada para grupos bem segmentados. É uma ótima solução para trabalhar com uma equipe de vendas espalhada pelo país, por exemplo.

Em suma, por ser um aplicativo de mensagens instantâneas, seu uso como ferramenta de marketing pode ser interessante, especialmente para criar uma linha direta entre sua marca e seu público alvo, aumentando o nível de engajamento.

Fontes:

  • http://www.academiadomarketing.com.br/whatsapp-como-ferramenta-de-marketing-digital/
  • http://link.estadao.com.br/noticias/empresas,whatsapp-supera-1-bilhao-de-usuarios-em-todo-o-mundo,10000028532
  • http://www.mobiletime.com.br/01/07/2015/whatsapp-vs-messenger-vs-sms-qual-a-frequencia-de-uso-de-cada-um-no-brasil-/415303/news.aspx